É o atendimento realizado por videoconferência. O Conselho Federal de Psicologia em sua nova resolução de nº 11/2012 permite que os psicólogos ofereçam serviços psicológicos à distância mediados por computadores como:
O Atendimento Psicológico Online é ideal para pessoas que encontrem dificuldades para se deslocar até um consultório, para brasileiros(as) que residam no exterior, para pessoas que não encontram um profissional em sua região, para quem não se sente à vontade em ir até encontro do psicólogo, pessoas com problemas de mobilidade.
O psicólogo é regido pelo Código de Ética do Profissional que assegura o sigilo do atendimento. O sigilo do exercício profissional é resguardado pela Constituição Federal.
Por mais cautelosos que sejam os envolvidos, não é possível garantir 100% da segurança das informações trocadas nas comunicações mediadas por meios eletrônicos. Entretanto, é fundamental que alguns cuidados sejam adotados para minimizar tais riscos tanto quanto possível. Os cuidados devem ser redobrados quando se trata de informações sigilosas, como é o caso das sessões de atendimento psicológico online.
Atente-se às seguintes recomendações:
Menores de 18 anos necessitam de autorização expressa dos pais ou do responsável.
É necessário um computador, tablet ou celular com acesso à internet. É aconselhável que a internet tenha pelo menos 1 mb de velocidade de transmissão. Verifique a velocidade de sua internet e cheque sua webcam e microfone antes do horário do atendimento, para se certificar de que tudo esteja funcionando adequadamente.
Não realizo atendimentos por e-mail ou outros meios de atendimento assíncrono. Essas ferramentas são utilizadas apenas para os contatos e orientações iniciais.
Não realizo sessões gratuitas de atendimento psicológico.
Caso o cliente falte ao encontro virtual sem avisar com no mínimo três horas de antecedência, o valor pago não será devolvido e a sessão não será reagendada. Preferencialmente o aviso deve ser feito via WhatsApp, mas o e-mail também pode ser utilizado para tal fim.
Caso o psicólogo, por motivo de força maior, não compareça ao encontro virtual e não tenha tido a possibilidade de avisar o cliente com a antecedência mínima de três horas, comprometer-se-á a re-agendar a sessão em horário conveniente para o cliente.
Caso o cliente atrase, o atendimento será encerrado no horário pré-agendado. Na hora agendada estarei a sua disposição no horário previamente agendado, portanto mesmo que tenha algum atraso é importante que você não deixe de comparecer a consulta online, mesmo que nos minutos finais.
Embora o acesso à Internet seja de responsabilidade exclusiva do cliente, caso o atendimento seja interrompido abruptamente devido à falha na conexão, existe a possibilidade de re-agendamento sem ônus. O mesmo procedimento se aplica caso a interrupção ocorra devido a problemas com a conexão da psicóloga.