Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT, pronunciada com uma palavra única)  é uma nova e poderosa psicoterapia baseada em pesquisas de ponta sobre como a mente humana funciona. Tem sido clinicamente provada como uma terapia bem sucedida em uma ampla gama de problemas psicológicos. (O nome incomum desta terapia vem de um dos seus temas principais: Aprender a aceitar as coisas que estão fora de seu controle, e comprometer-se a mudar as coisas que podem ser mudadas para tornar a sua vida melhor.) Esta é uma terapia muito ativa. Não é uma daquelas terapias em que nós  apenas falamos sobre os seus problemas. É uma terapia em que você aprende ativamente novas habilidades para melhorar sua qualidade de vida. Essa forma de psicoterapia faz parte do que é conhecido como “terceira onda” das terapias cognitivo-comportamentais.

Temos dois objetivos básicos nesta terapia:

Um dos objetivos é ajudar você a criar uma vida rica, plena e significativa. Para fazer isso, precisaremos investir algum tempo falando sobre o que você realmente quer da vida; o que é importante e significativo para você, no fundo do seu coração. Chamamos isso de ‘clarificação valores’. Os valores são seus desejos mais profundos sobre a pessoa que você quer ser durante sua breve passagem por este planeta. Em seguida, usando essa informação como um guia, vamos pensar juntos em como você pode estabelecer metas e tomar atitudes para mudar sua vida para melhor – e, no processo, desenvolver um senso de significado, propósito e vitalidade.

Nosso outro objetivo é ensinar-lhe um conjunto de habilidades que lhe permitirão lidar com pensamentos e sentimentos dolorosos de forma muito mais eficaz, de modo que eles terão muito menos impacto e influência sobre você. Chamamos essas habilidades de “habilidades de atenção plena”. Atenção plena (Mindfulness) é um estado mental de consciência, abertura e foco. Em um estado de atenção plena, pensamentos e sentimentos dolorosos têm muito menos impacto sobre nós. Em um estado de atenção plena, podemos manejar eficazmente até mesmo os sentimentos, impulsos, memórias, pensamentos e sensações mais difíceis e, na medida em que  aprendemos a fazê-lo, podemos quebrar hábitos autoderrotistas e padrões comportamentais destrutivos; libertar-se de  crenças auto-derrotistas; ultrapassar nossos medos, e mudarmos nossas atitudes em direção a uma vida melhor.

Uma parte importante desta terapia irá envolver você aprender essas habilidades de atenção plena em sessão, e daí levá-las para casa e praticá-las entre as sessões. Quanto mais você praticar, mais benefícios você terá – e vice-versa. O que isto significa é que, em alguns de nossos encontros, nós precisaremos trazer alguns desses pensamentos, sentimentos, memórias e sensações dolorosas durante a sessão – de modo que você possa praticar essas novas habilidades para usá-las da melhor maneira possível no seu dia-a-dia. Devido a isso, às vezes esta terapia pode ser muito desafiadora. No entanto, sempre estaremos trabalhando de forma colaborativa, de igual para igual. Assim, você nunca será pressionado ou coagido a fazer qualquer coisa que você não esteja disposto a fazer.

É sempre difícil estimar quantas sessões serão necessárias para que você comece a sentir os benefícios da terapia.  Uma boa regra básica é se comprometer a seis sessões. Daí, na sexta sessão, vamos fazer um balanço de como nosso trabalho está indo.

 

 

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