A procura por ajuda psicológica torna-se uma possibilidade quando as pessoas estão preocupadas e com dificuldades em seus relacionamentos – com familiares, companheiros, namorados e amigos – e percebem-se insatisfeitas com o andamento de sua vida. Estar infeliz ou vivendo algum sofrimento que não conseguem superar é indício de que o auxílio psicológico pode ser um recurso importante para ajudá-las a entender melhor a si mesmas e às pessoas ao seu redor, facilitando a descoberta de uma alternativa à sua dificuldade.

O que esperar da sua primeira sessão de terapia?

A procura por ajuda psicológica pode ser motivo de muitas dúvidas e ansiedade. Independente de qual seja a razão de sua procura, ter o conhecimento prévio do serviço que será oferecido a você poderá ajudá-lo a ter melhores resultados.
Em sua primeira sessão, o psicólogo estará interessado em acolher suas dificuldades. Para tanto, além da disposição em escutá-lo, o psicólogo fará algumas perguntas sobre você e sua vida. As respostas a estas perguntas ajudarão o profissional a construir uma boa avaliação inicial da sua situação e de quem você é.
Algumas das perguntas mais comuns, são:

  • Por que você sentiu a necessidade de procurar a ajuda de um psicólogo?
  • Desde quando você apresenta esse problema?
  • Quais são seus sentimentos e pensamentos em relação a este problema?
  • Qual é o seu nível de satisfação nas diversas áreas da sua vida, como por exemplo, vida afetiva, profissional, social, familiar?
  • Quais são as suas expectativas para o tratamento?

Agende um horário

Tipos de Terapia Cognitivo-Comportamental

Causas comuns para a procura de um psicólogo