Você conhece alguém que já esteve ou está deprimido?

Ao constatar a frequência com que tenho atendido pacientes deprimidos e verificar sua presença entre amigos e familiares, senti uma motivação extra para criar uma sequência de postagens sobre esse assunto tão conhecido, mas pouco instruído.

Depressão

Depressão e o seu silêncio

Nas próximas, falarei sobre algumas estratégias para a superação deste problema.

A depressão é uma doença subestimada, que gera muita dor e sofrimento ao portador e aos envolvidos, como familiares, conjugues e amigos. Hoje, cerca de 121 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo.

A depressão pode ser entendida como o resultado de um conjunto de sintomas cognitivos, emocionais e comportamentais.

⚫Cognitivamente os sintomas se apresentam, entre outros, por: indecisão, autocrítica, arrependimentos e desesperança com o futuro.
⚫A nível emocional, os sintomas representam uma flutuação entre intensa tristeza e irritação.
⚫Comportamentalmente, os sintomas podem ser descritos por: afastamento dos hobbies, perda do interesse nas pessoas, mudança no apetite, choro com mais frequência e perturbações no sono.

Apesar de ser uma doença pouco compreendida, ela pode ser tratada. Nas próximas postagens abordarei algumas estratégias para seu enfrentamento.

⚠ Caso desconfie que você ou alguém próximo a você sofra de depressão, busque ajuda! A terapia cognitivo-comportamental, juntamente com um tratamento psiquiátrico, são hoje o tratamento escolha para o tratamento da depressão, tendo eficácia comprovada em 85% dos casos.

Compartilhar

Entendendo a Depressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *