Zwínglio Christopher zwcho@yahoo.com.br

Habilidade social é a capacidade em se lidar de maneira adequada com as mais variadas situações sociais como, por exemplo, iniciar uma conversa, trabalhar em grupos, conhecer pessoas, se expressar adequadamente em ambientes com muitas pessoas, pedir ajuda quando necessário. Trata-se, também, de saber exprimir o que pensa e sente de forma coerente e respeitando os outros.

Adquiri-se essa habilidade desde o inicio da vida. As primeiras experiências que se tem com situações que envolvam outras pessoas e a forma que o indivíduo experiência isto são fundamentais na aquisição de habilidades sociais, porém essas habilidades são adquiridas durante toda a vida. Existem três formas em se lidar com situações sociais. Pode-se agir agressivamente, passivamente ou assertivamente. Quando se age agressivamente ou passivamente diz-se que a pessoa não conseguiu ser assertiva, ou seja, não agiu de maneira a se expressar adequadamente. A falta de assertividade pode ser percebida facilmente pela pessoa que possui tal problema. Essa por sua vez sofre com a condição de não falar o que quer ou o que sente, causando muitas vezes mau entendimento com outras pessoas, por não se fazer entender, ou ainda, a perda de oportunidades que precisariam de uma postura mais assertiva para dar certo.

A seguir temos algumas afirmativas que servirá para você testar como anda a sua assertividade. Procure imaginar como você se sentiria em tais situações e responda SIM para as situações em que você se sentiria razoavelmente desconfortável e NÃO para as situações em que você se sentiria razoavelmente confortável.

  1. Pedir um favor a alguém
  2. Admitir que tem medo e pedir ajuda
  3. Dizer a alguém de quem gosta que ele fez algo incômodo
  4. Admitir seu desconhecimento sobre um assunto em discussão
  5. Perguntar a alguém se você  o ofendeu
  6. Discutir com uma pessoa que criticou seu comportamento
  7. Expressar opinião diferente da pessoa com quem conversa
  8. Criticar um amigo
  9. Criticar o cônjuje
  10. Expressar sua opinião com alguém que você não conhece muito
  11. Contradizer alguém mesmo sabendo que pode magoá-lo.
  12. Cumprimentar alguém por sua capacidade ou competência.

Se você respondeu mais de seis respostas SIM, você está apresentando dificuldade em expressar-se de forma assertiva e seria importante se você verificasse de que maneiras essas dificuldades estão interferindo em sua vida. Se você assinalou menos de seis respostas SIM, então você está lidando de maneira tranqüila e apropriada com as mais diversas situações em que exige uma postura assertiva.

Compartilhar

Você se Expressa Adequadamente?

2 thoughts on “Você se Expressa Adequadamente?

  • Você começa pensando: “Eu realmente não ligo tanto assim para a Joan.” Agora que o pensamento veio à mente, pode acontecer uma de duas coisas. Você pode tomar conhecimento dele e depois desconsiderá-lo como um pensamento fugaz, ou pode concentrar-se nele e fazê-lo crescer. Se você o desconsiderar, ele acaba e você está pronto para enfrentar o seguinte. Agora você pode decidir calmamente se quer passar mais tempo com Joan e que medida tomar, se couber. Se você optasse por concentrar-se no pensamento, ele começaria a crescer e você sentiria seus efeitos estressantes. Você notaria que Joan tem uma voz enjoada e alguns hábitos desagradáveis. Você pensa nas vezes em que ela não foi boa amiga para você, e fez coisas que você não aprovou. Agora, você já desenvolveu um “ataque de pensamento” em grande escala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *